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Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Administração pela FIA-USP e MBA em Gestão da Saúde pelo INSPER e Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Universidade de Ohio

segunda-feira, 26 de março de 2012

A primeira impressão é a que fica!

Quando somos apresentados a alguém ou entramos numa loja de departamentos pela primeira vez (valem restaurantes, bares, escolas, hospitais, clínicas, concessionárias de veículos, não importa...) , imediatamente nossos sentidos são ativados. Isto acontece porquê criamos expectativas a partir do momento que recebemos informações sobre a pessoa ou local previamente.

É a partir daí que tudo começa. Imaginamos o cheiro, o visual, o ambiente, os frequentadores, enfim, criamos uma imagem que irá se concretizar formando o que chamamos de "primeira impressão".  Neste momento, há 3 alternativas para a primeira impressão comparada à referência criada: estar além, aquém ou nenhuma das anteriores.

É no primeiro contato que nossa imaginação se tangibiliza numa impressão além da esperada, seja positiva ou negativamente, ou ainda numa imagem mediana com relação ao modelo mental.

Então, em seus primeiros contatos, capriche! Observe sua higiene pessoal, trajes, maquiagem, cabelo, unhas. Lembre-se que todos os sentidos estão aguçados neste momento! Mas nada de exageros! Essa linha é muito tênue. Seja você mesmo.

Tenha foco! Não há nada pior que ser apresentado a alguém que continua conversando com outros e não nos dá atenção. E cuidado: o tato é um sentido poderoso! Nada de oferecer aquele aperto de mão "mole e gelatinoso". Ninguém merece!  O mesmo vale para aqueles que gostam de demonstrar suas habilidades nas artes marciais, não precisa usar de força ! Use o bom senso.

Olhe nos olhos sempre! Este sentido é capaz de fazer conexões incríveis com o outro. Observe sua expressão facial para não comprometer o momento com pensamentos passados ou futuros. A expressão facial pode demonstrar coisas que não pertencem a este momento/relação.

Receba quem chega com a visão de que você é o anfitrião e portanto tem desejo em receber bem seu convidado e vê-lo satisfeito! Neste momento, temos que estar ali, de corpo e alma!

Gde abraço!

Jessica M Gomes


Um comentário:

  1. De fato a primeira impressão é a que fica. Uma impressão que pode mudar ou validar o preconceito sobre determinado local, pessoa, produto ou serviço.
    Focando na área de relacionamento com o cliente, na busca pela conquista e pela fidelização, empresas utilizam o "marketing de experiência" como atrativo para dar a melhor impressão possível, oferecendo uma experiência única e inesquecível. Estas experiências podem estar relacionadas a um atendimento personalizado, ambientação, hospitalidade e até presentes especiais. O fator “inesquecível” quando ocorre de forma positiva, cria uma associação forte entre o momento vivido e a marca / produto / serviço, transformando-a em Top of Mind para seus usuários.
    Esta cada dia mais complexo surpreender o cliente. Conhecê-lo com profundidade, entender suas necessidades e seus desejos e se aliar a tudo isto para atender suas expectativas são à base de um relacionamento duradouro.

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