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Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Administração pela FIA-USP e MBA em Gestão da Saúde pelo INSPER e Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Universidade de Ohio

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Gestão por Competências na Área da Saúde

A Gestão por Competências é uma prática de sucesso que já vem sendo adotada pelas organizações há mais de 15 anos.

Todavia, o setor da saúde - que há muito concentra esforços nas questões de evolução técnica operacional diretamente focadas no tratamento dos pacientes -  vem aos poucos aderindo a modelos de gestão corporativa mais modernos, dando-se conta de que o sucesso esperado pelo sistema de saúde como um todo depende do correto funcionamento de toda a engrenagem.

Isso significa que, mais que uma mudança no modelo de gestão do setor, vivemos um momento de importância estratégica crucial nas bases culturais desta área.

Esta mudança cultural é mister e precisa ser tratada com o devido cuidado. Investir na preparação, capacitação e/ou adequação das lideranças é o primeiro ponto a ser tratado. Estar abertos a inovações também na governança corporativa é um fator de suma importância, antes mesmo de tentar aplicar qualquer modelo de gestão junto às bases operacionais.

 Sabemos que o futuro do setor da saúde está intrinsicamente ligado com a prevenção da saúde, maior segurança no trato com os paciente, uso adequado de procedimentos diagnósticos e assertividade.
Também é fato que a mudança do cenário social, informativo, o mundo 2.0, contribui para que a população - além de maior longevidade - tenha maior análise crítica.

Profissionais médicos reclamam melhor remuneração - em especial nas relações com as operadoras - e respeito à ética médica mitigando interferências. Operadoras precisam de aderência a protocolos. Clientes precisam de acesso, disponibilidade e resolutividade. Corretoras anseiam pelas vendas e pelo fim da ciranda de clientes entre operadoras. Empresas querem preço e bom atendimento, investir na saúde dos funcionários representa parte importante do sucesso das organizações

Enfim, orquestrar as relações desta complexa cadeia exige mais que ferramentas de gestão. Exige mudança de cultura e indicadores de performances regulatórios comuns aos players.

Gde abraço!

Jessica M Gomes


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