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Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Administração pela FIA-USP e MBA em Gestão da Saúde pelo INSPER e Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Universidade de Ohio

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Errar sempre será humano!

Em um destes debates nas redes sociais fora lançado o tema: o que fazer quando recebemos uma crítica através das mídias digitais, que têm altíssimo poder de propagação?

Como cada profissional tem a liberdade de fazer seus comentários, de acordo com seus valores, crenças, experiências, li algumas manifestações bastantes curiosas. Isso é o mais interessante nas redes sociais, a liberdade de expressão. 

É possível identificar tendências de comportamento e oportunidades de aprofundarmos nossos conhecimentos e eventualmente mudarmos de opinião.

E ainda mais, é possível entender a lógica de raciocínio a que nos leva a globalização e sua forte tendência à individualização.

Há aqueles que entendem que desculpar-se pelo erro publicamente não é uma boa estratégia, mas que o posicionamento é necessário. Sem julgamentos aqui, esta interessante opinião levou-me a refletir sobre os motivos pelos quais se optaria por uma estratégia como esta.

Mais que isso, levou-me a compreender o porquê em situações de reclamação como cliente, vivenciamos uma postura reativa das instituições, onde ao invés de obtermos uma solução para o problema obtemos justificativas do tipo, ah...mas isso aconteceu porquê....blá, blá, blá.

Parece-me que a globalização e tudo o que vem com ela tem gerado mudanças importantes de valores nas relações. Estar certo é prerrogativa e estar errado uma impossibilidade.

Ainda acredito que reconhecer o erro e ser transparente é a base de qualquer relacionamento maduro e saudável. Errar é vislumbrar a oportunidade de melhorar, de aprender, de evoluir!

Neste sentido, o consumidor que reclama é aquele que mais se importa com nosso crescimento e aprimoramento. É preciso coragem para reconhecer erros. A empresa que sabe reconhecê-los tem chances verdadeiras de estabelecer vínculos e melhorar resultados.

O que falta - e muito - na relação das empresas com os consumidores é humildade e respeito aos clientes. Se ampliarmos a dimensão do tema, falta na sociedade em geral, em qualquer tipo de relacionamento. 

Posturas de prepotência e arrogância podem ser vistas todos os dias em forma de justificativa. 

Posicionar-se não é justificar-se, mas ter a coragem e humildade de reconhecer erros. De assumir um compromisso com o "outro" seja quem for. Seja ele cliente, o mercado, a imagem da sua marca, seu amigo, companheiro, familiar ou com você mesmo!

Grande abraço!

Jessica M Gomes

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