Quem sou eu

Minha foto
Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Administração pela FIA-USP e MBA em Gestão da Saúde pelo INSPER e Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Universidade de Ohio

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Indicadores: como definir?

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”

Esta frase de William Edwards Deming datada de 1950 ultrapassa os séculos com total adequação e propriedade.

Os indicadores são basicamente uma relação de duas informações passíveis de medição a fim de obter um resultado como ponto de partida para análise de cenários e tendências junto com outras informações, que suportarão decisões estratégicas ou táticas.

Mas como definir quais os melhores indicadores para o meu negócio?

Esta pergunta não é tão simples de responder, mas tentaremos ajudar! 😉

O ideal é que você defina:

•    OBJETIVOS a serem atingidos

•    MENSURAÇÕES que possam compor este objetivo e suas unidades de medida (porcentagem, nº por mil, volumetria pura)

•    Como essas medidas podem se RELACIONAR E EM QUAL PERIODICIDADE

•    Quais as REFERÊNCIAS DE MERCADO ou PATAMARES ACEITÁVEIS

•    DEFINIR FICHA TÉCNICA DO INDICADOR

Evite fórmulas muito complexas. Por exemplo:

OBJETIVO: “ser uma empresa reconhecida por oferecer segurança ao paciente”.

MEDIDAS: Número de eventos adversos no mês; Número de pacientes atendidos.

RELAÇÃO: Número de eventos adversos a cada mil pacientes atendidos no período de um mês

REFERÊNCIAS: 0,5 eventos adversos a cada mil pacientes atendidos no mês

SEU RESULTADO: 5 eventos adversos a cada mil pacientes atendidos no mês.

Opa! Temos melhorias a fazer!

Precisa de ajuda para definir indicadores essenciais para o seu negócio?

#vempraHUMANIX e definiremos os melhores indicadores e ações para redirecionar seu resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário